Portal dos Correios
Notícias > Correios participa de evento de alinhamento do Enem 2019

Correios participa de evento de alinhamento do Enem 2019

São Paulo, 3/10/2019 - Nesta quinta-feira (3), os Correios participaram do Encontro Nacional de Alinhamento Operacional do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O evento ocorre anualmente no 4º Batalhão de Infantaria Leve do Exército Brasileiro / Regimento Raposo Tavares, em Osasco (SP), onde as provas ficam armazenadas. Na ocasião, foi assinada a ordem de serviço para expedição das avaliações, o que autoriza a distribuição do material.

Há 11 anos os Correios são responsáveis pela coleta e distribuição das provas do Enem em todo o Brasil e, também, pela logística reversa para a etapa de correção das avaliações. A operação é grandiosa e realizada com erro zero: são aproximadamente sete mil rotas de entrega e coleta, tanto aérea como terrestre e fluvial, sempre com escoltas - em parcerias com as forças de segurança do Exército Brasileiro, da Polícia Rodoviária Federal, das Polícias Militares e dos Bombeiros dos Estados. No dia da aplicação do exame, em uma janela de apenas 3 horas, os Correios entregam as provas em mais de 10 mil pontos de aplicação e, após a finalização, realizam a logística reversa.

As provas do Enem 2019 começam a chegar em seus destinos por todo o Brasil a partir desta semana e serão mantidas em Batalhões nos Estados, com posterior distribuição dos Correios para as pontas. Mais de 1,7 mil municípios receberão o material, que totaliza 10 milhões de cadernos. Esta será a 21ª edição do exame, a ser realizada nos dias 3 e 10 de novembro.

Enem - Maior exame do Brasil e o segundo maior do mundo, atrás somente do exame de admissão do ensino superior chinês, o Enem permite a estudantes de todo o país a oportunidade de ingressar no ensino superior de instituições públicas e privadas do Brasil e de Portugal, onde 41 universidades já aceitam os resultados do exame como forma de acesso aos cursos. Mais de 500 mil pessoas estão envolvidas na elaboração e na aplicação do exame, que é a maior porta de entrada para a educação superior do país.