Logística Reversa
Logística Reversa

A logística reversa é o processo de retorno de mercadorias (ou documentos), que ocorre quando é solicitada a troca ou a devolução de um item recebido.
Seja qual for o motivo, a Logística Reversa dos Correios é a solução ideal (fácil, prática e confiável) para devolução de documentos e mercadorias.
Confira quais são as modalidades desse serviço.
Logística reversa domiciliar |
Logística reversa simultânea domiciliar |
Logística reversa em agência |
Características da LR domiciliar:
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Características da LR simultânea domiciliar:
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Características da LR em agência:
*Conforme horário de funcionamento da agência. |
Logística reversa simultânea em agência (Disponibilidade em breve) |
Características LR simultânea em agência:
*Conforme horário de funcionamento da agência. |
Como solicitar o serviço
O pedido pode ser feito em qualquer horário e dia da semana.
- Pedido Unitário: realizado via internet no Portal Correios, mediante login e senha;
- Pedido em Lote: realizado via servidor FTP, mediante troca de arquivos.
- Processamento on-line: realizado via integração Web Service. Entre em contato com um atendente comercial.
O que é
A Logística Reversa atende às necessidades dos consumidores de devolução ou troca de mercadorias e documentos por desistência, reparo ou descarte comprados em fabricantes, comerciantes ou assistências técnicas.
Logística Reversa em Agência – LRA
É o processo logístico reverso no qual a postagem da encomenda para devolução é realizada pelo consumidor nas agências dos Correios.
No momento da postagem, o remetente da encomenda informa ao atendente da agência o Código de Autorização de Postagem (E-ticket) fornecido pela contratante para utilização do serviço.
Logística Reversa Simultânea em Agência – LRSA (Disponibilidade em breve)
É o processo logístico reverso em que a postagem da encomenda para devolução é realizada em uma agência simultaneamente à entrega do produto substituto;
A entrega do novo produto está condicionada à postagem/devolução da mercadoria que está em posse do consumidor. Quando o novo produto chega à agência é enviado um aviso de chegada ao destinatário para que ele compareça dentro do prazo estabelecido para a troca;
Logística Reversa Domiciliar – LRD
É o processo logístico reverso no qual a coleta da encomenda para devolução é realizada em dias úteis, de segunda à sexta-feira, no endereço indicado pela contratante;
Nos casos em que o acesso do carteiro não for permitido no endereço solicitado, a unidade transformará o pedido de coleta em E-ticket e o consumidor fará a postagem na agência.
Logística Reversa Simultânea Domiciliar – LRSD
É o processo logístico reverso em que a coleta da encomenda de retorno ocorrerá somente quando a unidade dos Correios receber a encomenda substituta (novo produto);
Consiste na coleta do produto de retorno simultaneamente à entrega do produto substituto. A entrega do novo produto está condicionada à coleta/devolução do objeto que está em posse do consumidor.
Características da entrega:
Quem pode utilizar este serviço?
O serviço é prestado mediante contratação dos serviços de encomendas dos Correios (SEDEX Hoje, SEDEX 10, SEDEX 12, SEDEX e PAC).
Como funciona?
1 - O consumidor entra em contato
Consumidor entra em contato com o vendedor para trocar ou devolver o produto por motivo de desistência, reparo ou descarte.
2 - O vendedor gera o pedido de LR
O vendedor escolhe a modalidade de Logística reversa que quer utilizar e gera uma autorização de postagem em uma agência ou solicita a coleta domiciliaria ao consumidor;
O pedido pode ser feito em qualquer horário e dia da semana.
- Pedido Unitário: realizado via internet no Portal Correios, mediante login e senha;
- Pedido em Lote: realizado via servidor FTP, mediante troca de arquivos.
- Processamento on-line: realizado via integração Web Service. Entre em contato com um atendente comercial.
3 - O Correios recebem o item para devolução
Conforme a modalidade de Logística Reversa autorizada pelo vendedor, o consumidor realiza a postagem do produto em uma agência ou solicita a coleta no endereço indicado.
4 - Logística reversa efetuada com sucesso!
Os Correios entregarão o item para devolução no endereço indicado, conforme prazo de entrega contratado pelo vendedor e de acordo com o que foi tratado com o consumidor.
Dúvidas, recomendações e restrições
O custo da postagem ou coleta é de quem está autorizando o serviço. Não há nenhuma cobrança ao consumidor/remetente;
Serviço disponível apenas para clientes com contrato de encomendas (SEDEX Hoje, SEDEX 10, SEDEX 12, SEDEX e PAC);
O cliente também pode autorizar o remetente a utilizar as embalagens dos Correios.