Notícias > Correios lança selo em homenagem à integração do Submarino Tonelero

Correios lança selo em homenagem à integração do Submarino Tonelero

Brasília, 11/12/2020 - Nesta sexta-feira (11), os Correios lançaram o selo personalizado em homenagem à integração das seções do submarino Tonelero, durante a cerimônia de celebração ao dia do Marinheiro e aos avanços do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), realizada no Complexo Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro. Na ocasião, foi lançado ao mar o submarino Humaitá.

Participaram da obliteração do selo, representando o presidente dos Correios, o diretor de Administração da estatal, Danilo Cezar Aguiar de Souza; o presidente da República, Jair Bolsonaro, o comandante da Marinha, almirante de Esquadra Ilques Barbosa Júnior; e o representante do submarino Toneleiro, capitão-tenente Victor Pecly e Silva.

Também estiveram presentes no evento o ministro da Defesa, general de Exército Fernando Azevedo e Silva; o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes; o governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro; o superintendente estadual dos Correios no Rio de Janeiro, Arnaldo Luiz dos Santos; entre outras autoridades.

Emissão Personalizada - O selo é composto pela imagem do submarino em águas profundas, guiado por sonar e pulsos sonoros que estão representados nas cores azul, amarelo e verde, em referência à bandeira do Brasil. À esquerda do selo, a inscrição “Cerimônia de Integração do Submarino Tonelero”, seguida da sigla s42, nome técnico da embarcação.

As peças serão vendidas somente na folha, no valor de R$47,80. Para aquisição de duas folhas, o valor fica R$36,00 cada folha. As emissões estarão disponíveis nas principais agências e na loja virtual dos Correios.

Tonelero – É o terceiro dos quatro submarinos convencionais desenvolvidos pelo Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub). A operação de transferência das seções - da Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM) para o Estaleiro de Construção (ESC) do Complexo Naval de Itaguaí - foi realizada em três etapas.

A primeira unidade transportada pesa 327 toneladas e possui 18,29 metros de comprimento. As seções de vante foram levadas já integradas, pesando 619 toneladas, com 39,86 metros de comprimento e 12,30 metros de altura. Já a última seção, de Ré, pesa 160 toneladas, com 13,47 metros de comprimento. O cronograma atual do programa prevê o lançamento do Tonelero ao mar no terceiro trimestre de 2021.